sábado, 4 de fevereiro de 2012

Encontro com as Coordenações Regionais das Escolas Catequéticas

A CONFERÊNCIA NACIONAL DOS BISPOS DO BRASIL, através da Comissão Episcopal Pastoral para a Animação Bíblico-Catequética, está refletindo o texto produzido para a dinamização das Escolas Bíblico-Catequéticas Regionais, Diocesanas e Paroquiais, a partir das sugestões do GRESCAT e GRECAT.

Dom Jacinto, presidente da comissão, acolheu aos regionais presentes, seguido dos representantes regionais que expuseram sua realidade para a desafiadora missão formativa de regiões tão distantes e carentes de recursos, mas com um grande número de pessoas dispostas a trabalhar na grande tarefa de anunciar o evangelho.

A informação sobre as escolas ajudou a identificar o pequeno número de regionais que dispõe de escolas, o regular número de regionais que acompanham as escolas diocesanas e o grande número de regionais que estão dispostos a organizar ou reestruturar as escolas, a partir da reflexão e da proposta formativa deste encontro.

Neste forte momento de mudança de época, com grandes desafios para a evangelização, a instrumentalização da formação requer clareza da realidade de nossas comunidades para que se possam propor novos instrumentos, novos meios e novas metodologias, que não sejam apenas conteudistas, mas experiência, como propõe o Documento de Aparecida.

Foi apresentada a caminhada do texto pela equipe de redação e a proposta do texto norteador com as observações feitas pelos membros que constituem o GRESCAT e o GRECAT. O GRESCAT e as coordenações regionais da Animação Bíblico- Catequética vêm avaliando as matrizes curriculares, os conteúdos e a metodologia aplicadas pelas escolas há algum tempo, assim como, resgatando pistas quanto à formação a partir da Catequese Renovada e do Diretório Nacional de Catequese.

Animados pela Iniciação à Vida Cristã, proposta da Igreja no Brasil, as estruturas formativas devem passar por uma atualização, que dinamize mais a ação bíblico-catequética em nossas comunidades, a partir da qualificação formativa das lideranças em âmbito paroquial, diocesano e regional, estabelecendo a unidade nacional sem desrespeitar a cultura e a mística de cada lugar.

Manuel Freixo dos Santos
Coordenação Regional Bíblico-Catequética
da CNBB Oeste 1 (MS)

Nenhum comentário:

Postar um comentário