domingo, 19 de fevereiro de 2012

CAMPANHA DA FRATERNIDADE É ESTUDADA PELOS CURSILHISTAS

Na segunda-feira (13), o MCC de Campo Grande (CNBB) iniciou oficialmente a reflexão sobre a Campanha da Fraternidade 2012 (CF), que tem por tema “Fraternidade e Saúde Pública” e lema “Que a saúde se difunda sobre a terra” (cf. Eclo 38,8). O ato de preparação em Campo Grande aconteceu na sede do Movimento de Cursilho de Cristandade, em Campo Grande, às 20h00, assessorado pelo membro da equipe diocesana e catequista, Manuel Freixo dos Santos.

Esta é a 48ª Campanha da Fraternidade desde que foi criada em 1964. A conscientização sobre a disseminação do conceito de bem viver e a sensibilização para a prática de hábitos de vida saudável está entre os principais objetivos da Campanha. A qualificação da comunidade para acompanhar as ações da gestão pública e a exigência da aplicação dos recursos públicos com transparência, especialmente na saúde é outra meta da CF.

Com 152 páginas e dividido em três partes, o texto-base da campanha apresenta o conteúdo a ser discutido ao longo da Quaresma. Na primeira parte apresenta saúde e doença: dois lados da mesma realidade.

A segunda parte do texto-base busca na Bíblia, os significados de saúde e de salvação, ao longo da história, são convergentes e sempre apresentam uma relação profunda.

Na terceira parte aparecem indicações para a ação transformadora no mundo da saúde. Para o assessor da formação, a Igreja é motivada pela fé quando discute temas como o proposto pela CF deste ano. No entanto deve haver clareza para todos das ações a serem desenvolvidas entre os fieis, nas comunidades eclesiais, setores e famílias. Assim como da participação da igreja na sociedade, discutindo com as autoridades constituídas a qualidade do Sistema de Saúde oferecido aos cidadãos.

Esta não é a primeira vez que a CF aborda o tema saúde. Em 1981, com o tema ‘Fraternidade e Saúde’ e o lema ‘Saúde para Todos’; em 1984, com o tema ‘Fraternidade e Vida’ e o lema ‘Para que todos tenham vida’. Novamente fraternidade e saúde (pública), com o lema: ‘que a saúde se difunda sobre a terra’ (cf. Eclo 38,8).

A saúde integral é o que mais se deseja. Há muito tempo, ela vem sendo considerada a principal preocupação e pauta reivindicatória da população brasileira, no campo das políticas públicas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário